7°Concurso municipal de redução de perdas na colheita de soja
25/06/2018 16h33
A Administração Municipal de Santa Izabel do Oeste, através da Secretaria de Agricultura, realizou o 7°Concurso Municipal de Redução de Perdas na Colheita de Soja.
Participaram do evento: o prefeito Moacir Fiamoncini, o vice-prefeito Luiz Carlos Cichocki, o secretário de agricultura Hélio Vansetto, o secretário de meio ambiente Gelsi Dutra, representantes da Emater, SEAB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vereadores, agricultores e os apoiadores do evento: Bocchi Agronegócios, Coopavel, Cooperativa Safra, Turim, Agrotécnica Pires, Sicoob, Agrotécnica Cuppini, Farmaútil, Sul Brasil, Cresol e Sicredi.
Todos agricultores tiveram através do SENAR, um curso para aprender a fazer a regulagem correta da colheitadeira, o que resultou em menos perda de grãos na hora da colheita e mais lucro para o agricultor. Em comparação ao concurso do ano passado, os resultados que já eram bons, ficaram ainda melhores.
O primeiro colocado foi o produtor Geison Henrique Ficagna, que teve perda de apenas 0,19 kg por hectare. “Com esse curso da prefeitura e com a experiencia do meu pai, vi os resultados. São pequenos detalhes que fazem a diferença, mas o maior prêmio é o que a gente deixa de perder ne o que no fim acaba se tornando lucro”, comentou Geison.
“A gente tenta sempre se aperfeiçoar mais e com os cursos do SENAR, Emater e da Sec. de Agricultura, conseguimos conquistar esses resultados na lavoura. Vamos tentar melhorar cada vez mais”, disse o 2° classificado, Juraci Dambrós.
Os 6 primeiros classificados com menor percentual de perda receberam prêmios, também houve o sorteio de outros prêmios e brindes.
“No concurso regional, o agricultor que menos teve perda é daqui de SIO, tudo o que eles aprenderam pode ser aplicado no feijão, no milho e em outros grãos. Esse encerramento é a coroação do trabalho de um ano todo, estamos felizes, mas a maior vitória é do agricultor”, explicou o secretário Hélio Vansetto.
“Parabenizo todos os envolvidos no concurso, os apoiadores, mas principalmente nossos agricultores, que se esforçaram para desperdiçar o mínimo possível. Foi um evento grande, com muitos parceiros patrocinando a premiação, foi simbólica, mas muito motivacional. É importante incentivar para que eles evoluam e tenham resultados cada vez melhores. Esse é o setor que praticamente mantêm o nosso município, não só soja, mas milho, leite, bicho da seda e todos os outros setores da agricultura. Parabéns a todos e que possamos ano que vem repetir o sucesso que tivemos este ano”, comentou o prefeito.
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Prefeiturasio.pr.gov.br © 2011-2018. Todos os direitos reservados.