Município é destaque na preservação de bacias e manutenção do solo
08/05/2017 09h43
Na última quinta-feira (04) de maio, a câmara técnica de avaliação do ICMS Ecológico da região sudoeste se reuniu na prefeitura, para avaliar a apresentação das ações desenvolvidas pelas secretarias de agricultura e meio ambiente, na aplicação dos recursos destinados pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), para melhorar o meio ambiente e proteger as bacias dos rios Sarandi e Anta Gorda que abastecem os municípios e Santa Izabel do Oeste e Realeza.
Participaram da reunião engenheiros, agrônomos e biólogos da Emater, IAP, SEAB, SEMA, Sanepar, Unioeste, o prefeito Moacir Fiamoncini, o vice-prefeito Luiz Carlos Cichocki, o secretário de agricultura Hélio Vansetto, os técnicos da secretaria, Douglas Kempa e Adelmo Pereira.
O ICMS Ecológico (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) trata-se de recursos financeiro (que são cedidos pelo Estado e o investimento é voltado para funções sociais e também proteção do meio ambiente), e vem para ser investido na área ambiental, dentro da extensão de manancial de abastecimento de água do município de Realeza.
A prefeitura de Santa Izabel recebe esse recurso para aplicar na área do manancial de abastecimento publico para promover e garantir a qualidade da água que abastece nosso município e o município de Realeza, sendo que as nascentes estão localizadas em Santa Izabel, por isso o município recebe este incentivo e tem o dever de cuidar da água que abastece o município vizinho.
“É importante continuarmos os trabalhos de conservação de solo e recuperação da mata ciliar, para manter a qualidade da água que abastece os dois municípios, é um trabalho importante de proteção e conservação que concretizamos com muito rigor”, afirmou o secretário de agricultura, Hélio Vansetto.
Há mais de 10 anos, o município recebe o recurso e cuida da preservação e qualidade da água. O trabalho da secretaria de agricultura e meio ambiente é o de orientar agricultores e colocar em prática varias ações para melhorar a preservação ambiental desta forma evitando que partículas de solo, restos de culturas, desejos de animais e agrotóxicos contaminem os rios.
Essa avaliação é feita anualmente e os resultados devem sair no início do segundo semestre.
“Todos os anos o valor desse recurso pode aumentar ou diminuir, isso depende da nota que receberemos na avaliação, mas há anos o valor e a nota só têm aumentado, esperamos que suba ainda mais em 2017, trabalhamos para ter resultados cada vez mais positivos”, esclarece o técnico responsável pelo programa, Douglas Kempa.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.